O que aumenta o valor do aluguel de um imóvel?

O valor de aluguel imobiliário baseia-se no Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) e, geralmente, os reajustes são feitos em todo aniversário ou renovação de contrato de locação. Porém, existem outros aspectos que contribuem para o aumento dos valores, e a D. Borcath separou quatro deles para compartilhar com você. Acompanhe!

Boa localização

Foto: TripAdvisor

Sem dúvidas, este é o argumento mais conhecido e divulgado. A localização interfere de maneira significativa no preço dos aluguéis. Bairros com serviços, lojas e outras comodidades próximas impactam diretamente na valorização dos imóveis. A facilidade de acesso a outros pontos da cidade, as condições de moradia e infraestrutura oferecida também são fatores que contribuem na definição de preços.

Segurança

A segurança do imóvel é outro ponto fundamental e deve ser analisada de duas formas. A primeira diz respeito aos arredores do imóvel, pois regiões com baixos índices de furtos e assaltos ou com postos policiais próximos são mais procuradas e, consequentemente, mais valorizadas. Já a segunda esfera se relaciona com os aparatos de segurança do próprio imóvel, como câmeras, portaria, alarmes, acessos monitorados, etc. Em um contexto de violência urbana tão severo como o nosso, a segurança é um aspecto imprescindível na escolha do imóvel ideal.

Espaços de lazer

Ter espaços de lazer disponíveis e  próximos são aspectos que têm a capacidade de aumentar os valores dos imóveis. Seja na parte externa, como proximidade com parques e praças, ou no interior do condomínio com estrutura de piscina, quadras e brinquedos infantis, eles são fundamentais na valorização imobiliária. Tudo que priorize a saúde, bem-estar e qualidade de vida dos moradores é altamente cotado atualmente. 

Infraestrutura interna 

Nosso último ponto versa sobre a infraestrutura interna dos imóveis. Cuidados básicos com a manutenção, como a parte elétrica e hidráulica, são fundamentais. Além disso, móveis planejados ou espaços já mobiliados garantem um diferencial que demanda maiores valores. Outros detalhes como uso de materiais nobres e bons acabamentos se destacam e costumam aumentar o valor dos imóveis. 

Gostou deste conteúdo? Aqui no blog da D.Borcath sempre compartilhamos novidades e tendências do mercado imobiliário e de Curitiba. Não perca nossas publicações! 

Leia também: Como identificar bons imóveis se você é investidor

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *