As 4 dúvidas mais frequentes na hora de comprar um imóvel

A compra do imóvel dos sonhos é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa, não é mesmo? No entanto, justamente por ser uma grande aquisição, comprar um apartamento novo pode gerar muitas dúvidas. Mesmo com todo o planejamento financeiro, são comuns questionamentos a respeito de circunstâncias específicas da hora da compra.

Com mais de 40 anos de experiência no mercado imobiliário, a D.Borcath conhece muito bem todas as etapas da compra e todos os detalhes relacionados aos impostos, fatores que geram muitas dúvidas em quem deseja comprar o apartamento ou a casa dos sonhos. 

Por isso, neste post, nós, da D.Borcath, vamos esclarecer as 4 dúvidas mais frequentes na hora de comprar um imóvel. Confira!



Diferença entre área privativa e área total


Uma dúvida bastante comum entre os compradores de imóveis é a diferença entre área privativa e área total. Não tem nenhum mistério e a distinção é bem simples de entender. Vamos às características de cada um dos tipos.

A área privativa, como o próprio nome já revela, é a área privada, ou seja, é o espaço ao qual os demais condôminos não têm acesso. Da porta de entrada do apartamento em diante, entram somente o proprietário do bem e seus convidados. Essa área compreende todo o espaço do apartamento, incluindo as paredes, os pilares e a garagem, e é informada na escritura e na matrícula do imóvel.

A área total, por sua vez, é a soma dos espaços privativos e comuns. A área comum é utilizada pelos demais condôminos, como o salão de festas, a piscina, as escadas, o hall de entrada, entre outras. A área total também deve constar na matrícula do imóvel.



O que é o ITBI?



Outra dúvida frequente diz respeito ao ITBI. A sigla significa Imposto para Transmissão de Bens Imóveis. O tributo é cobrado pelos municípios através das prefeituras e é calculado a partir do valor venal do imóvel (valor de mercado), o que significa que fatores como, entre outros, área, infraestrutura e localização vão influenciar diretamente o custo da taxa.

O pagamento do ITBI serve para transferir a propriedade do imóvel para o novo proprietário, regularizando o bem junto aos órgãos públicos. O valor, em geral, fica entre 2% e 3% do preço negociado do imóvel. A porcentagem varia de acordo com o município.



Como utilizar o FGTS?



O FGTS é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, cujo valor é depositado na conta do trabalhador durante o período de vínculo empregatício. Essa quantia pode ser utilizada para a compra do imóvel. No entanto, de acordo com o governo federal, o comprador deve cumprir alguns requisitos.

O trabalhador deve, por exemplo, ter, no mínimo, 3 anos de carteira assinada, tempo que não precisa ser contínuo. O comprador não pode ter nenhum financiamento ativo registrado no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) nem a propriedade de algum imóvel na cidade onde deseja adquirir o apartamento novo. Além disso, é necessário morar ou trabalhar no município em questão.



Cuidados antes de comprar um imóvel



Vários fatores precisam ser analisados durante a compra do imóvel, como a documentação, as questões referentes aos impostos e o potencial de valorização do apartamento a médio e a longo prazo. Além disso, ter um bom planejamento financeiro é imprescindível para evitar futuras dores de cabeça.

Outro fator importante, sem dúvida, é conhecer o histórico da construtora do imóvel e de todos os empreendimentos já executados, a fim de saber sobre a qualidade dos produtos e a satisfação dos clientes. A D.Borcath, por exemplo, tem mais de 4 décadas de trabalho no mercado imobiliário, construindo projetos sólidos e com alto padrão construtivo, inovação e rentabilidade.

Conheça mais detalhes da D.Borcath clicando aqui.

Agora você já não tem mais dúvidas sobre o que é necessário para comprar o imóvel dos seus sonhos. Invista em um apartamento que traga conforto, praticidade e segurança para você e sua família. A D.Borcath é sua parceira na hora da compra do imóvel ideal. Conheça as melhores oportunidades da D.Borcath clicando aqui

Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre o mercado imobiliário? Acompanhe o blog da D.Borcath e nos siga no Instagram!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *