Apartamentos compactos de alto padrão: 6 dicas infalíveis de decoração!

De acordo com as últimas tendências mundiais, os apartamentos compactos de alto padrão vieram com tudo. Já consolidados nos principais centros urbanos do mundo, como Nova York, Londres e Tóquio, no Brasil eles ganharam destaque nas grandes capitais nos últimos anos. Conectados a um estilo de vida contemporâneo, cuja praticidade e a funcionalidade do imóvel são atributos fundamentais, os apartamentos compactos agregam sofisticação e qualidade de vida ao dia a dia do morador. 

A decoração, sem dúvida, é uma ferramenta essencial para compor um ambiente atrativo, aconchegante e moderno. Em apartamentos compactos de alto padrão, a construção de um espaço agradável deve obedecer alguns truques decorativos, fáceis de serem aplicados, que dão um toque no clima do ambiente. 

Neste post, portanto, nós, da D. Borcath, vamos trazer 6 dicas infalíveis de decoração para você aplicar na sua casa hoje mesmo!

1. Aposte em cores claras

A escolha da cor ideal para um cômodo de dimensões compactas influenciará diretamente na perspectiva do ambiente. Com certeza, esse ponto é o primeiro que deve ser analisado. Cores vibrantes e papéis de parede muito detalhados trazem muita informação à peça, o que pode contribuir para a impressão de um ambiente reduzido. Aposte, portanto, em cores claras e neutras. Se quiser utilizar papéis de parede, dê preferência aos mais delicados, com estampas suaves.

2. Evite o acúmulo de objetos

Em apartamentos compactos, é importante cuidar com os excessos. Muitas vezes, quando vamos decorar nossa casa, é comum acumularmos itens e objetos decorativos, como lembranças de viagens, porta-retratos e quadros. A dica é evitar uma concentração muito grande dessas peças, a fim de não trazer um aspecto de desorganização ao apartamento.

3. Plantas

As plantas, claro, são bem-vindas em qualquer ambiente, tanto em apartamentos compactos quanto em casas com amplas dimensões. Elas são grandes parceiras para compor um ambiente aconchegante e vívido, além de trazerem um colorido especial para a decoração. 

Estamos na primavera, o que significa uma maior variedade de opções de plantas e flores para se escolher. Os antúrios, as bromélias e as orquídeas são boas alternativas para colorir, perfumar e decorar o seu apartamento. Você pode dispô-las em vasos nos espaços vazios ou então suspendê-las em suportes aéreos próximos às janelas. 

4. Utilize espelhos na decoração

Utilizar espelhos para integrar a decoração do apartamento tem duas funcionalidades: a primeira, claro, é o seu valor estético; a segunda é o aumento da perspectiva que esses itens provocam. As melhores alternativas de espelhos dependerão dos espaços disponíveis, podendo variar de um grande, cuja extensão seja do tamanho da parede, ou um conjunto de espelhos decorativos pequenos, mas elegantes.

5. Iluminação

Assim como as cores da pintura, a iluminação também influencia diretamente as perspectivas de dimensão do ambiente. Nos apartamentos compactos, a atenção deve ser grande em relação à luz natural. Por isso, as aberturas precisam ser generosas para receber os raios solares. Além disso, procure evitar cortinas escuras e densas. 

Já na iluminação interna, o morador deve ter cuidado com luz única. O ideal é projetar mais de um foco de luz em um ambiente. Isso porque, à medida que se amplia a quantidade de projeções de luminárias no teto, aumenta-se a perspectiva quanto às dimensões do cômodo, além de dar destaque a objetos exclusivos da decoração.

6. Atenção aos móveis

Os móveis, sem dúvida, são fundamentais para a construção de um ambiente bem decorado. Quando se pensa em um apartamento compacto, a primeira dica é em relação à conexão entre a funcionalidade e a estética de determinado móvel. Isso porque, em um espaço compacto, o item precisa cumprir a sua função sem abandonar o conceito decorativo. 

Por isso, considere utilizar móveis multifuncionais. Esses artigos trazem facilidade para o dia a dia, economizam espaços e ajudam a compor um clima aconchegante. Aposte, por exemplo, nas camas com baú ou sapateiro, nos armários com escrivaninha integrada e nas mesas de centro com gavetas. Boas opções não faltam! Além disso, prateleiras e móveis planejados são sempre bem-vindos, pois auxiliam tanto na praticidade quanto na estética do apartamento.

Com dicas simples e fáceis de aplicar, você deixará a decoração do seu apartamento infalível. Assim, você vai ter mais charme, sofisticação e muito aconchego em casa! Gostou das nossas sugestões? A D. Borcath sempre quer  trazer a você as melhores dicas! Quer saber mais? Acompanhe o nosso blog

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *