5 dicas para conquistar seu primeiro imóvel

A conquista de um imóvel é, sem dúvida, um grande marco na vida de qualquer pessoa. A liberdade de sair do aluguel é um passo importante rumo à independência e proporciona a magia que é ter um cantinho próprio para você e para a sua família. Sabia que conquistar o seu primeiro apartamento pode ser mais fácil do que você imagina?

Por ser algo novo na vida do comprador, a aquisição do primeiro imóvel pode gerar muitas dúvidas e inseguranças, seja sobre questões financeiras ou sobre a documentação necessária para pegar as chaves do novo apartamento. Todos esses questionamentos são naturais e compreensíveis e, claro, devem ser esclarecidos antes da compra. 

Por isso, neste artigo, a D.Borcath vai apresentar 5 dicas para você conquistar seu primeiro imóvel. Assim, você esclarece todas as suas dúvidas e fica mais perto de comprar o tão sonhado apartamento próprio. Confira! 


Procure o imóvel ideal

O primeiro passo para comprar o seu apartamento é pesquisar exaustivamente qual é a opção ideal para o seu momento de vida. Para tanto, a análise deve ser criteriosa em relação aos valores do imóvel e das taxas mensais. Os custos devem estar dentro de um orçamento previsto e devem ser muito bem estudados. 

Além disso, a busca pelo imóvel ideal deve levar em consideração outros fatores. O tamanho do apartamento, por exemplo, e a quantidade de quartos, de banheiros e de vagas de garagem são pontos relevantes e que merecem uma boa análise. Afinal, eles têm relação direta tanto com o seu momento de vida quanto com os seus planos para o futuro, como ter filhos, adotar um pet, ter um escritório em casa, etc.

Conheça os empreendimentos da D.Borcath e encontre o imóvel ideal para você. 


Planeje-se

Essa dica é mais voltada à organização financeira e ela deve ser um dos pilares principais da hora de analisar um imóvel para comprar. O planejamento precisa ter como base o percentual do seu rendimento mensal que pode ser destinado para a aquisição do bem.

Além disso, outros pontos precisam ser revistos, como a quantia disponível para dar de entrada, a possibilidade de utilização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a quantidade total de parcelas do imóvel, o valor dos impostos e o preço médio do condomínio. Tudo isso deve ser levado em consideração, colocado no papel e analisado com cautela, a fim de garantir a melhor compra e evitar qualquer dor de cabeça com o orçamento.



Avalie as suas necessidades 

Além de pesquisar o imóvel ideal, também é preciso avaliar todas as suas necessidades. Afinal, aquilo que você quer ter na sua rotina pode acabar impactando o valor do apartamento e comprometendo, assim, a organização do orçamento.

Por isso, analise a infraestrutura do empreendimento e veja se ele atende aos requisitos que você e a sua família desejam. Atributos como, entre outros, piscina, espaço fitness, playground, salão de jogos e brinquedoteca são, sem dúvida, incríveis, mas, a depender do seu momento de vida, podem não ser utilizados.



Escolha a melhor forma de pagamento para você

Essa dica está, de certa forma, diretamente associada ao planejamento, na medida em que é necessário organizar o orçamento e analisar a renda antes de decidir qual é a melhor forma de pagamento. Por ser uma aquisição de alto valor, a compra de um imóvel pode ser realizada de diversas maneiras.

Existe a possibilidade de comprar o apartamento à vista, o que é excelente para negociar valores mais baixos. Há também a opção de realizar um consórcio imobiliário. Além disso, existe o financiamento bancário, que é a modalidade mais realizada no Brasil, em que você contrata o serviço de uma instituição financeira de acordo com a melhor proposta oferecida.


Confira a documentação necessária


A última dica não necessariamente é a menos importante. A documentação do apartamento novo é, com certeza, a parte mais burocrática do processo de aquisição de um imóvel. No entanto, essa etapa da compra não pode ser negligenciada. 
Dentro do contexto da documentação exigida para firmar a compra, existem os documentos voltados ao comprador, ao vendedor e ao imóvel. Toda a papelada deve estar de acordo com os órgãos reguladores do município. Garantir a lisura desse processo é agilizar a compra e evitar qualquer tipo de problema futuro.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de obter mais informações sobre documentação ou formas de pagamento? Entre em contato com o nosso setor comercial através do WhatsApp.

Confira mais dicas e fique por dentro de mais conteúdos exclusivos sobre mercado imobiliário, dicas de decoração e estilo de vida acompanhando o blog da D.Borcath. Nos siga também no Instagram!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.