4 locais perto de Curitiba para ficar em contato com a natureza

Curitiba é uma das capitais mais arborizadas do Brasil e seus arredores não ficam para trás em termos de natureza. Neste blogpost, a D.Borcath selecionou 4 locais perto de Curitiba para ficar em contato com a natureza. Todos os destinos estão a menos de 90 quilômetros da capital paranaense, são perfeitos para passeios bate-volta ou para passar o final de semana e contam com atrativos naturais, garantindo muito lazer e diversão para toda a família, além de serem lugares deslumbrantes e, muitas vezes, históricos. Lembramos que, antes de fazer a sua visita, é importante verificar os protocolos de segurança de cada cidade. Acompanhe o post!

1. Antonina

Foto: Prefeitura Municipal de Antonina/Reprodução

A nossa primeira dica é Antonina, uma das mais antigas cidades do Paraná, que foi povoada a partir de 1648. O município faz parte da zona litorânea do estado e une perfeitamente locais históricos a um visual deslumbrante,  resultando em um passeio imperdível. 

Para curtir a cidade, não faltam opções. Além de visitar o Centro Histórico, você pode passear pelo Rio do Nunes e aproveitar as áreas de lazer do Bairro Alto, reduto ecológico onde é possível praticar rafting, fazer trilhas e até montanhismo ou visitar as cachoeiras da região.

2. Morretes

Foto: Marcio Kubo

Localizada ao lado de Antonina, Morretes é outra cidade imperdível para quem busca a combinação de natureza exuberante e cidade histórica. Para chegar até lá, opte pela Estrada Graciosa, a rota turística que liga Curitiba ao litoral do estado e às charmosas cidades históricas através da Serra do Mar. O caminho em si já impressiona, pois passa pela Mata Atlântica, com seus picos e cachoeiras, rendendo um passeio para lá de agradável. Uma dica extra é que esse passeio pode ser feito de carro ou de trem, um dos tours mais conhecidos e procurados do Brasil.

Temos algumas dicas de locais para visitar na cidade. O Santuário Nhundiaquara é um deles. O parque ecológico tem 400 hectares e infraestrutura completa com alimentação, vestiários, guarda-volumes e estacionamento. Para o lazer, dispõe de piscina infantil, piscina natural e toboágua de 140 metros que corta a vegetação e desemboca nas águas do Rio Nhundiaquara, além de cachoeiras, cascatas e trilhas. Nessas mesmas águas, recomendamos conhecer o Poço do Belga e a Curva da Preguiça, ideal para banhos, passeios de caiaque e descidas com bóias nas corredeiras. Isso é sinônimo de natureza privilegiada com mata nativa, onde é possível contemplar pássaros e animais silvestres.

3. Colônia Witmarsum

Foto: Blog Onde Comer PG/Reprodução

Outra dica especial é a Colônia Witmarsum, localizada na cidade de Palmeira, a 60km da capital paranaense. O pequeno vilarejo de 1.500 habitantes foi colonizado por alemães e tudo de lá vai fazer você se sentir no interior da Alemanha. A paisagem pitoresca mostra um pouco do clima dos campos europeus e oferece aos visitantes o melhor da gastronomia tipicamente alemã, incluindo opções caseiras de apfelstrudel eisbein e schnitzel, Kartoffelklösse e o tradicional chucrute. 

Para quem busca aventuras, um pouco antes de chegar à Colônia, visite o Recanto dos Papagaios, um parque público com riacho e piscina natural, ideais para tomar banho. Já em Witmarsum, a sugestão é a Cachoeira do Panelão, linda e com infraestrutura completa com área de camping, lanchonete, restaurante e banheiros.

4. Colombo

Foto: Vinícola Franco Italiano –  Priscilla Fiedler/Reprodução

Se o seu desejo é visitar uma colônia italiana, confira esta nossa última dica. Colombo é a maior colônia italiana do estado do Paraná, uma cidade cheia de charme, que fica a somente 30km de Curitiba e que inclui diversos atrativos turísticos, como os edifícios históricos, as vinícolas, os atrativos naturais e as propriedades rurais. As vinícolas são abertas para visitação, além de engenhos, sítios, chácaras e moinhos, todos comandados por famílias da região.

Além desses atrativos, outro destaque da cidade é a Gruta do Bacaetava, caverna com 200 metros de extensão e 600 milhões de anos, onde é possível fazer um passeio guiado sobre as formações rochosas. Vale a visita! 

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas. Aqui, no blog da D.Borcath, sempre compartilhamos os melhores conteúdos sobre a região de Curitiba, além de mercado imobiliário, lifestyle, decoração e outras tendências. 

Leia também: VIDA ATIVA: 3 VANTAGENS DE MORAR EM UM EMPREENDIMENTO DE ALTO PADRÃO

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *